Rua da Tradição

Tradição é tudo o que uma geração herda das suas precedentes e lega às seguintes

sábado, outubro 07, 2006

Jogo do pião

...



Material: - Um pião e uma cordel por participante

Nº de participantes: - Variável

Espaço de jogo: - Um círculo com +/- 1,50m de raio, para onde todos os participantes deverão lançar o seu pião, segundo uma ordem previamente sorteada.
...

Objectivos: - Conseguir lançar o pião de forma a que gire no chão durante algum tempo arredando para fora do círculo o(s) pião(ões) que lá tiver(em) ficado e simultaneamente saindo também para continuar em jogo . Depois da 1ª rodada de lançamentos, começará o jogo, tendo como objectivo deitar fora do círculo, os pião(ões) lá deixado(s).

Preparação e lançamento do pião: -
O cordel enrola-se à volta do pião, começando a enrolar da ponta até ao meio do pião. sobrando um bocado que chegue para pôr à volta da mão.Depois pega-se na pontinha do cordel e lança-se ao chão, com um movimento de pulso. O pião irá girar, devido à força e ao jeito com que se puxar repentinamente o cordel, imprimindo-lhe um movimento de rotação.

Desenvolvimento: -
Depois da 1ª rodada de lançamentos, começará o jogo, tendo como objectivo deitar fora do círculo, o(s) pião(ões) lá deixado(s).
O(s) jogador(es) cujo pião ficar dentro do círculo ficará(ão) “de fora”, deixando lá o pião que os outros jogadores, um de cada vez, procurarão atirar para fora do círculo tentando “picá-lo”. O jogador que o conseguir fazer ganhará 50 pontos.


Nota: - O pião poderá ser “aparado” (apanhado do chão, com a mão, enquanto gira e mantê-lo a girar na mão) pelo jogador que o lançou, e que depois de o fazer dançar na mão, o tentará lançar novamente, na tentativa de “picar” o(s) que se encontra(m) dentro do círculo, empurrando-o(s) para fora e simultaneamente saindo também, para continuar em jogo.

Regras: -
1 - Os lançamentos são feitos de acordo com a ordem sorteada e sempre um de cada vez
2 – O jogo é constituído por 3 séries de lançamentos, portanto, cada jogador terá 3 tentativas para “picar” o pião no interior do círculo
3 – Se o(s) pião(ões) que está(ão) “de castigo” não for(em) atingido(s) sai(aem) do castigo ficando “de castigo” o(s) que tiver(em) ficado dentro do círculo.

2 Comments:

  • At 08 abril, 2013 04:17, Anonymous Anónimo said…

    Ι know this if οff toрic but ӏ'm looking into starting my own weblog and was curious what all is required to get set up? I'm assuming having a blog likе yours would cost a pretty pеnny?

    I'm not very internet savvy so I'm nοt 100% certain. Any tips or advice would be greatly appreciated. Thanks

    Feel free to surf to my web page :: V2 Cigs Reviews

     
  • At 11 maio, 2013 15:18, Anonymous Anónimo said…

    You need to make absolutely sure that they are sterilized and you have ample bandage with you.
    In this article is additional coming up on these merchandise.


    Here is my page ... dermatend does not work

     

Enviar um comentário

<< Home